terça-feira, 6 de outubro de 2009

o amor!


Amor é sentimento? Amor é ação?
Se amor é sentimento, o que é sentimento? O que e como é sentir "amor"?
Pra mim é muito engraçada esta palavra "sentimento". É uma palavra estranha porque deriva do verbo sentir, mais especificamente sentimento nada mais é do que a "capacidade para sentir" (segundo o dicionário). Sentir é perceber por meio de um dos sentidos, é experimentar uma sensação. E como é experimentar a sensação do amor, ou melhor, seria o amor uma sensação a ser experimentada?
Amor como uma sensação parece algo estranho, pois uma sensação é algo momentâneo, algo que vem e que passa rapidamente. Já o amor, segundo a opinião global é algo duradouro, senão eterno. Mas como pode uma sensação e um sentimento serem tão duradouros ou mesmo eternos?
Existem outros sentimentos que parecem se adequar ao conceito de sensação, como a saudade. A saudade é aquela sensação de que falta alguma coisa quando uma pessoa não está por perto. Ou então o sentimento de raiva, que é aquela sensação de que um murro na cara de uma pessoa deixaria você muito feliz. E existe, claro, o sentimento de paixão, que é aquela sensação de que aquela pessoa resolveria todos os problemas da sua vida. Sensação de alegria, tristeza, dor, desejo...
Mas e o amor? É uma sensação de que? Será que é possível definir qual é a sensação que uma pessoa tem quando ama? Se todos amam, porque ninguém consegue descrever qual é esta sensação?
É, realmente o amor é um grande mistério pra mim. Talvez o amor não seja um sentimento, mas um conjunto de sentimentos e sensações. Mas será que podemos restringir esse amor a sensações? Será que algo que dura tanto tempo é simplesmente causado por uma seqüência encadeada de sensações que não conseguimos descrever por tão complexas que são? Será que Hollywood está certo e o amor é nada mais que um sentimento?

E, o mais intrigante pra mim é que, se amor é um sentimento ou um conjunto de sensações, por que o Deus de Amor (que deve ser quem mais conhece de amor no Universo) nos daria uma ordem, no imperativo: "Ame"?
Não seria então amor uma ação, na verdade a ação de amar? Agir significa realizar algo, executar, na prática. A ação está relacionada a atividade, energia, movimento. O que seria esta ação de amar? Seria mandar flores, dar um telefonema, sorrir, dar um abraço, um beijo, transar?
Mas mais complicado ficou agora. Não seria o sentimento amor que me faz agir, ou seja, amar? Ou será que o agir, ou seja, amar é que me traz todas as sensações do amor? Será que podemos restringir o amor às sensações, às ações ou mesmo a ambos?

Talvez esta seja uma possibilidade de abstrairmos o conceito que Albert Einstein nos trouxe à física. Para Einstein, um elétron é uma partícula e energia ao mesmo tempo. Será que o amor não tem essa dúbia característica? Sensação e ação. Sensação que causa ação. Ação que manifesta novas sensações.
Talvez seja isso. Um ciclo vicioso e virtuoso. Sensações causando ações e ações que causam sensações. Um ciclo que garante que o amor dure. Dessa forma, acredite, o amor depende sim de você. Só você pode interromper este ciclo ou então renová-lo com um empurrãozinho.
então , O amor só acaba por pouco amar!

Um comentário:

  1. Oi Izaaaah. Muito legal a foto. Meu nome é Fábio e eu queria te pedir só prá colocar um link pro meu blog pois sou o autor do texto acima. Nada demais. Só colocar o link e eu ficaria ainda mais contente.

    Segue o link: http://meta-reflexoes.blogspot.com/2008/02/amor-ao-e-sentimento.html

    ResponderExcluir